quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dica de Saúde # 1 - Mitos e Verdades sobre a Acne


Beleza galera , hoje iniciando o meu novo quadro "Dica de Saúde" eu vou começar com uma vilã de quase todos , a "Acne" até eu sofro com isso , infelizmente mas procuro meu cuidar pois já tive bastante no passado , eu decidi pesquisar um pouco sobre o assunto e criar essa matéria para tirar algumas duvidas de todos , só lembrando galera a acne não some depois da adolescência como muitos dizem existem pessoas que chegam a te-las durante toda a vida , é triste mas é verdade , a solução é fazer um tratamento com seu dermatologista e é claro cuidar da pele durante a vida!
Mas essas dicas são para vocês terem uma noção do que pode causar a acne e oque não causa e é claro boa informação nunca é demais , boa leitura a todos e evitem estourar as " MARVADAS" !

Verdade ou Mito -

 1 - A acne pode aparecer em qualquer idade, mas piora na adolescência.

Verdade - O aumento no nível de hormônios no corpo incentiva a produção de gordura na pele. Dica – Cuidados como lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete anti bactericida ou com ácido salicílico pode evitar o excesso de oleosidade, mas cuidado! higienizar o rosto em excesso, inclusive, pode desencadear o efeito rebote: a pele reage à tentativa de ressecá-la e produz mais sebo ainda.
As espinhas castigam os adolescentes , e infelizmente quem estoura todas elas vai ficar com a pele esburacada , evitem ao máximo estourar , eu sei da sensação boa em tira-las do nosso corpo mas as consequências são futuras ! cuidado.


2 - Pasta dental seca a espinha

Mito - Este tipo de produto não foi desenvolvido para tal finalidade, sendo incompatível com a pele. Quer dizer, não só pode irritá-la como piorar o quadro, contaminando o local e dificultando a eliminação da secreção sebácea. “Há a falsa impressão de que, ressecando a cútis, a acne melhorará. Isso não é verdade, pois a pele entenderá que está sendo agredida e aumentará ainda mais a produção de oleosidade”, diz o também dermatologista Anderson Bertolini
Dica – Utilize um gel secante próprio para pele com acne.
Realmente a pasta dental piora o quadro eu sei disso por experiência própria na adolescência , dependendo a composição do creme dental e do seu tipo de pele ( oleosa, seca, normal etc) pode acarretar em uma alergia grave e oque era para desaparecer , vai aparecer mais expressiva!   


3 - Cosméticos em excesso prejudicam a pele e causam espinhas.

Verdade - Se uma pessoa de pele oleosa lança mão de cremes inadequados ou com efeito excessivamente hidratante, é provável que ganhe cravos e espinhas.
Dica – É muito importante, sempre, usar itens formulados especificamente para o seu tipo de pele. Quanto ao protetor solar de preferência aos que não utilizem óleo na fórmula.


Podem entupir as glândulas sebáceas causando a inflamação da espinha.


4 - Anticoncepcionais ajudam a diminuir/controlar o problema.

Verdade -  O que acontece é que alguns tipos de anticoncepcionais com ação anti-androgênica (Yasmin, Diane 35 e Gracial são alguns exemplos) interrompem a atividade dos hormônios masculinos (andrógenos) no organismo da mulher, resultando na redução da acne e num controle maior da oleosidade da pele, embora possam agravar a acne se a pessoa já possui um problema hormonal.
Dica – Um comprimido chamado Spironolactone pode ajudar. Muito cuidado com a automedicação! As pílulas atuam como coadjuvantes no tratamento de espinhas nas mulheres, sendo necessário o complemento com medicação e o acompanhamento do médico dermatologista e ginecologista.

Anticoncepcional pode ajudar em alguns casos.


5 - O estresse agrava o problema.

Verdade - O estresse e a ansiedade não provocam, mas podem piorar o quadro, acrescentando que, nessas situações, o organismo libera radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, e substâncias pró- inflamatórios, capazes de intensificar a acne. Além disso, cai a imunidade da pele. Ambos os estados psíquicos alteram a produção hormonal, causando um subsequente aumento da produção de oleosidade, e agravamento das lesões.
Dica – Respire fundo conte até dez, tome um suco natural de maracujá e se não resolver pense que o estresse além de agravar o problema da acne pode causar uma série de problemas eu todo o seu organismo. Se for necessário consulte um especialista.


O estresse causa o agravamento das lesões.

Existem inúmeras formas de tratamento o que pode variar de pessoa para pessoa e do grau do problema, então antes de tudo consulte um dermatologista caso seja necessário ele irá indicar uma medicação mais adequada para você, agora se você está tendo um problema passageiro, uma dica pode ser muito útil é utilizar o limão, ele é ótimo para a saúde da pele (e para cabelos, unhas… enfim, próximo post será sobre as utilidades do limão, fique atento!).

Eles curam acne e removem cravos, com propriedades que combatem fungos e bactérias, o limão é uma alternativa natural ao tratamento da acne. Como usar: corte uma fatia da fruta e esfregue em seu rosto. Outro modo é aplicar mel junto com o limão no local onde tem cravos, esperar de cinco a dez minutos, e enxaguar com água fria. Mas por favor lave bem a pele porque se você não lavar e sair no sol terá agora um rosto com acne e manchas!



6 - Chocolate causa acne.

Mito - chocolate não tem nada a ver com a acne. Até hoje não há qualquer comprovação científica de que alguns alimentos provoquem espinhas. No entanto, dietas ricas em açúcar refinado podem estar relacionadas ao aparecimento de cravos e espinhas.
Dica – Substitua o açúcar por adoçante ou açúcar mascavo. Ah e não é porque chocolate não provoca o aparecimento de espinhas que você pode comer sem culpa uma barra de 1 kg, rsrsrs. O que pode não aparecer no seu rosto aparecerá com certeza na balança!

Para mim oque causa acne além do estresse é a fritura , mas chocolate não me da problemas que bom né rsr.

__________________________________________________

Bom então é isso lembrem-se de que antes de mais nada consulte seu dermatologista e evite fazer truques milagrosos que aparecem na internet como oque eu vi da " mulher que tirava cravos do nariz com cola de sapateiro" , ou mesmo da boca dos outros , muitas vezes a pessoa só quer tirar uma com você ou também ela nem sabe oque esta dizendo , então fiquem atentos ao filtrar informações , se gostaram comentem e não apertem as espinhas pois os danos na pele aparecem depois , beleza então fuiiiii abração!

2 comentários :

  1. Chocolate não te dá espinha? Sei rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRS engraçadinho , a minha mãe fazia muita fritura ( frango , bisteca , torresmo etc) , ai na minha adolescência eu sofri rsr

      Excluir

Seguidores obrigado a todos!