segunda-feira, 31 de março de 2014

Dica de Saúde 2 - Porque bocejamos durante os exercícios?


Para quem pratica qualquer atividade física , o ato de bocejar se torna um mistérios , se você comentar com alguém que costuma bocejar ao levantar um peso ou correr na esteira por exemplo , a pessoa dirá possivelmente duas coisas : "Vá dormir" ou "Isso se chama preguicite aguda !". Mas antes de ficar se achando um bicho preguiça bocejando :

 Leia este artigo bem legal feito pelo Professor Gil da Academia Fitness World , eu achei muito bom e decidi compartilhar com vocês , boa leitura e não durmam em ! rsr .

Bocejar é um ato involuntário e consiste na sequência de: abertura da boca, respiração profunda e expiração lenta, tudo em cerca de 6 segundos. Ele nos faz obter mais ar e nossos corações batem mais rápido do que o normal.
O ato de bocejar não está totalmente esclarecido para os estudiosos. Ainda não se tem certeza do porque nós bocejamos. O que existe são algumas constatações e hipóteses que tentam elucidar o assunto.
Uma das hipóteses diz que o bocejo ocorre quando o organismo está em um momento de baixo metabolismo, provocado por uma queda de oxigenação no interior dos alvéolos - pequenas estruturas localizadas dentro dos pulmões - cuja função é espalhar o oxigênio pelo sangue e retirar o dióxido de carbono.
Para evitar esta baixa oxigenação, o organismo tenta aumentar a entrada de ar nos pulmões através do bocejo. Isto explicaria, em parte, porque algumas pessoas bocejam quando fazem um treino muito puxado na musculação.


                   Você sabia que uma pessoa boceja, em média, 240 mil vezes durante sua vida.

Estudos mais recentes mostram que existe uma forte associação do bocejo com o sono. Bocejar é uma maneira que nosso organismo tem de driblar o sono, pois ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.
Quando praticamos musculação e fazemos um treino mais puxado, ocorre um aumento na produção de serotonina, que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar e induzir o sono. O bocejar durante o treino seria uma maneira reflexa que nosso corpo tem de nos deixar mais “ligado”.

Bom galera na verdade não existe uma maneira 100 % correta de porque bocejamos , mas é simplesmente normal eu mesmo bocejo ao levantar mesmo não estando com sono , mas a teoria de que é falta de sono na minha opinião é bem valida já que muito fazem academia ou caminhadas muito cedo ou muito tarde daí o bocejo é inevitável . Mas ta ai uma dica se você estiver com sono não faça como o nosso colega abaixo que encontrou uma forma "diferente" e perigosa de certa forma de tirar aquele cochilo entre as sessões rsrs  obrigado pela leitura e eu espero que você não tenha bocejado até o fim da leitura rsr , abraços fui .....


                                                             Soninho bom em !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seguidores obrigado a todos!